domingo, 30 de maio de 2010

Combustão Humana Espontânea


A Combustão Humana Espontânea (CHE) ocorre quando do nada um ser-humano de certa forma explode, fica em chamas por causa de uma reação química. O primeiro ocorrido foi em Paris quando uma mulher foi "reduzida a cinzas e fumaça" enquanto dormia, afirmou o anatomista dinamarquês Thomas Bartholin. Em 1963 foi publicado uma coleção de casos sobre Combustão Humana Espotânea na coleção "De Incendiis Corporis Humani Spontaneis" de Jonas Dupont.
Em 1966 o corpo do Dr. J. Irving Bentley que tinha 92 anos, foi encontrado ao lado de um medidor de energia, apenas parte de sua perna e um pé com chinelo restaram, o resto do seu corpo era apenas cinzas. Uma das probabilidade de acontecer isso seria um buraco que havia na pia do banheiro, mas o resto da casa estava intacta, não foi encontrada nenhum indicio de faisca ou fogo naquele dia na casa.


Ainda é difícil para a ciência dizer certamente por que isso acontece, mas existe algumas teorias, uma delas defende que o corpo para entrar nesse estado precisa de alta intensidade de calor e alguma substância inflamável. Charles Dickens diz que o fogo é iniciado quando o metano acumulado nos intestinos entra em ignição estimulado por enzimas. Outra teoria de Larry Arnold, sugere que o fenômeno resulta de uma nova partícula subatômica chamada 'pyroton' que, segundo ele, interage com as células para criar uma micro-explosão. Mas não existe nenhuma evidência científica provando a existência de tal partícula? O que a diz a ciência Se a combustão humana não é real, o que de fato ocorreu com os corpos carbonizados de tantas fotos? Uma das possíveis explicações é o efeito pavio.


Na noite de 12 de Maio de 1977, Ginette Kazmierczak, ela estava sozinha no apartamento, porque seu filho estava fora. Cerca de 03:00 da madrugada, seu vizinho mais próximo foi acordado pois seu quarto é simplesmente fumaça. Ele sai e vê as pequenas chamas devoram a parte inferior da porta da Sra. Kazmierczak. Quando os bombeiros chegaram viram cenas chocantes, um show bizarro, somente as pernas e o braço direito estavam intactos, o resto do corpo era apenas cinzas, estima-se que para ter acontecido isso, a temperatuda deveria ser de 2000 ºC.


Acompanhe abaixo uma especial do Discovery Channel sobre o assunto:


E aí, podemos explodir a qualquer momento?


Fontes: Wikipedia e Sobrenatural

4 comentários:

  1. Tenho a impressão de que algo foi causado pelo metano contido no corpo de qualquer humano. Alguns dos exemplos fotografados encontan-se perto de fontes de calor e fontes de ignição.

    Veja:"Em 1966 o corpo do Dr. J. Irving Bentley que tinha 92 anos, foi encontrado ao lado de um medidor de energia"

    Na segunda foto a mulher aparece perto de uma lareira e na terceira foto ela aparece perto de um lampião. Mesmo assim continuo achando que o tal gas contido nos corpos não seria suficiente para uma combustão de tal magnitude.

    Segue o mistério.

    ResponderExcluir
  2. Entendi teus pontos de vista, mas como eu citei na postagem, a ciência ainda não tem certeza sobre esses fatos.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente eu não acho que tenha nada de Combustão Humana... Eu acredito que possam ter sido homicídios. Se repararem bem, os casos são velhos. A perícia da época era bem menos apurada que a de hoje. Lembrem-se que teve uma época que o home acreditava que a Terra era quadrada, depois provou-se que era redonda. Esses casos de CHE podem ser a mesma coisa. Hoje acham que é isso e "amanhã" descobrem o real motivo.
    De qualquer forma os casos são muito impressionantes.

    ResponderExcluir
  4. minha sogra poderia sofrer deste mal!

    ResponderExcluir

O que você achou?