sábado, 17 de abril de 2010

Júlio Verne, o homem que viajava além...


Julio Verne


Nascido em 8 de fevereiro de 1828, viveu sua infância na cidade de Nantes na França. Com nove anos foi mandado para a escola Saint-Stanislas com um dos seus cinco irmãos, Paul. Lá identifica-se muito com geografia e música.  Em 1846 entra no Collége Royal de Nantes, aonde começa a escrever poemas e o seu primeiro romance intitulado “Um Padre em 1839” o qual ficará inacabado. No ano de 1848 a mando de seu pai, vai à Paris estudar Direito, lugar onde começa a freqüentar salões literários e conhece Alexandre Dumas pai e filho. Começou a interessar-se mais pelo Teatro do que pelo Direito, com a descoberta desse fato, ele deixa de contar com o auxilio financeiro de seu pai, no qual começa a trabalhar como corretor de ações.

Sua carreira começou quando conheceu o editor Pierre-Jules Hetzel que trabalhava com Victor Hugo e demais autores famosos na época. Entre 1862-1863 é publicado sua obra Cinco Semanas Em Um Balão. Que imediatamente virou um enorme sucesso. Era um relato sobre uma viagem à África em um balão, o livro era rico em detalhes, apesar de nunca ter viajado até a África, com sua capacidade de pesquisa e uma enorme imaginação, leitores se perguntavam se o livro contava uma ficção ou algo verídico. Com o grande sucesso conseguiu fama e dinheiro.
Segue abaixo os mais famosos livros em uma lista ordenada por data das famosas publicações após seu primeiro trabalho:

  • 1862-1863: Cinco Semanas Em Um Balão;
  • 1864: Viagem ao Centro da Terra;
  • 1865: Da Terra à Lua;
  • 1866: É criada uma coleção intitulada: As Viagens Extraordinários de Julio Verne;
  • 1868-1869: Os Filhos do Capitão Grant;
  • 1870: Vinte Mil Léguas Submarinas;
  • 1873: A Volta ao Mundo em 80 Dias;
  • 1876: Michel Strofoff;
  • 1877: As Índias Negras e Hector Servadac;
  • 1979: Os 500 Milhões da Begum;
  • 1883: Keraban, O Teimoso;
  • 1887: Robur: O Conquistador;
  • 1885: Mathias Sandorf;
  • 1897: A Esfinge de Gelo;

Com seu trabalho conhecido, muitos o consideravam uma mente brilhante, que de certa forma previa certos acontecimentos, vamos aos fatos:
O livro Robur, O Conquistador foi escrito em 1886, em 1910 é descoberto o Helicóptero... a relevância que há nesse fato é que no livro, Robur é um cientista que constrói uma verdadeira fortaleza voadora, denominada “Albatross”, parece-se muito a um navio, mas ao mesmo tempo com um helicóptero.
Em Os 500 Milhões de Begum temos o doutor Sarrasin que após herdar 500 milhões de francos franceses, decide fundar uma cidade com o nome France-Ville onde higiene, saúde, educação seriam a base de tudo.  O professor Schultze ao tomar conhecimento de tal acontecimento,  a 10 mil léguas funda a cidade Stahlstadt, que na verdade era uma fábrica que trabalhava com a extração de ferro, que como especialidade principal era a construção de máquinas balísticas, que fica famosa por construção de maquinas de guerra. A história também conta com Marcelo Bruckmann grande amigo da família de Sarrasin.  Torna-se engenheiro e homem de confiança de Schultze que tinha todo o sistema administrativo centrado em si. A única chance de Marcelo era a aproximação no professor, que obteve, depois de um grande tempo demonstrando seu potencial intelectual,  com a obtenção da confiança do professor Schultze, descobre que o professor  tem planos para atingir a cidade de France-Ville, a uma distância de 10 mil léguas, pela lógica, à partir de Stahlstadt. Marcelo tenta fugir para avisar sua cidade, e também correr do perigo, pois ninguém poderia saber do plano de destruição do professor. Marcelo consegue fugir e avisar toda a sua cidade sobre os planos... Quando iria acontecer o temeroso disparo, o projétil sai da atmosfera terrestre e entra em orbita, Marcelo havia previsto esse acontecido algumas horas antes do impacto. Com isso France-Ville ganha tempo para construir uma defesa potente para agüentar um possível próximo ataque.
Mais precisos 78 anos após, com a Guerra fria, o satélite Sputnik é lançado em 4 de Outubro de 1957... entra em órbita o primeiro satélite artificial, alguma semelhança?

Em 1865 havia sido lançado seu livro Da Terra à Lua, que conta a história de uma organização americana chamada Gun Club que era especializada em armas de fogo, canhões (por isso o nome Gun Club, ou seja, Clube do Canhão) e balística. Cuja ideal do grupo era construir um enorme canhão para arremessar um projétil de forma cilindro-cone à Lua. Em 1961 o primeiro homem vai ao espaço, Iuri Gagarin,
Em 1870 havia escrito o livro “Viagem ao Redor da Lua”... em 1969 o homem pisa na lua.



Em 1869 havia escrito o livro Vinte Mil Léguas Submarinas, em 1955 surge o primeiro submarino nuclear moderno. Nesse mesmo livro o Capitão Nemo, equipa seus homens com Escafandro, e 11 anos após é criado o Escafandro Autônomo. As plataformas Off-shore que contem no livro também, são inventada em 1920.

Em 1892 foi escrito o livro Castelo dos Carpátos, que conta a história de uma aldeia na Transilvânia, em que o povo vive uma vida tranqüila e sossegada, em que cada um sabe que deve respeitar os gênios da floresta, para que sempre possam estar sobre a proteção de qualquer coisa ruim que venha a acontecer, longe dali, a sombra protetora do castelo abondanado do barão Rodolf de Gortz, desaparecido a anos, garante-lhe a solidez do tempo. Tudo acontece, pois na mesma calmaria, parece que o tempo parou, mas eis que surge um simples objeto de enorme avanço cientifico – um óculo de aumentar -, apontado a uns dos torreões do castelo, que logo após uma series de acontecimentos vêem a acontecer amedontrando os aldeões, a fortaleza parece estar abtada, para ser a imaginação fértil do povo, acreditao que hava entidades não humanas... em 1926 é inventada a televisão e em 1966 o vídeocassete.

Em 1864 havia escrito Paris no Século XX,  foi o segundo livro escrito por ele, mas o último a ser publicado, pois seu editor Hetzel, não achará uma boa idéia publicar tal livro na época, pois conta de um lado como são bons os avanços tecnológicos e por outro lado como podem não ser, nós é mostrado alta tecnologia para a época, mas com desprezo aos artistas e pelos valores de outrora... em 1950 é criada a vídeo conferência, um dos aspectos que é citado no livro.
Em 1897 morrem seu irmão Paul e seu amigo Alexandre Dumas Filho. Cinco anos após em 1902 descobre que sofre de catarata mas isso não o impede de escrever. Ele tinha um filho chamado Michel, que era rebelde, não seguia os mesmos passos do pai, quando seu filho completou 16 anos o mandou em uma viagem à navio por 18 meses, com esperança de que seu comportamento fosse corrigido, mas não foi o que aconteceu, logo após Michel casou-se com uma atriz, contra a vontade do pai, tendo dois filhos.
Em 1886 seu sobrino Gaston dispara dois tiros contra ele, até hoje não se sabe o motivo concreto para tal ato. Um dos tiros atingiu o ombro, e outro o tornozelo, estava havendo uma certa demora para cicatrizar, esse episódio serviu para unir pai e filho, pois Michel tinha medo da morte de seu pai. Nesse mesmo ano morre seu grande amigo e editor Pierre Hetzel, esse fato o deixou abalado por muito tempo.
Em 24 de Março de 1905 morre Julio Verne após uma crise de diabetes. Deixa inúmeros manuscritos, postumamente publicados em 1914, realizado graças ao seu filho Michel, que também em alguns trabalhos inacabados, editou-se e finalizou os trabalhos. Foi enterrado em Amiens.
Uma mente que de certa forma previa o nosso futuro, escreve devariados gêneros, deixou a nós uma grande herança, a leitura!

Palavras de Julio Verne:"O grande desgosto da minha vida foi jamais ter sido reconhecido na literatura francesa". (na época)


Errei algo? esqueci de algo (óbvio que sim), critique! Comente!


2 comentários:

O que você achou?